Sucesso de Baldur’s Gate 3 não foi pelos meios tradicionais de marketing
O diretor de publicação da Larian Studios, Michael Douse, declarou que o “marketing nos videogames é uma coisa do passado”, e que o estúdio aprendeu isso com Baldur’s Gate 3.
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Em entrevista ao site PC Gamer, Douse e outros desenvolvedores participaram de uma grande conversa sobre a indústria de games, durante a GDC, e em resposta à Rebecca Ford, diretora criativa de Warframe, ele defendeu sua tese:
“O marketing está morto. Realmente está. Eu posso defender essa mer$#, cara. Não existem canais mais. Não funciona. Você costumava ter marketing, comunicaçao e relações públicas. Era essencialmente uma teoria de varejo”, disse Douse.
“Você tentava colocar sua caixa no lugar certo da prateleira da loja, e fazia parcerias com as lojgas. Esses caminhos se foram. Agora você tem a internet. Ninguém olha para anúncios mais. Todos os canais que normalmente eram usados para marketing não existem mais”, continuou o diretor.
“A função deles também foi reduzida pelo fato de que os jogadores só querem que conversem com eles. Eles não querem ser enganados, só querem saber o que você está fazendo, por que está fazendo e para quem isso é”, concluiu Douse.
Em resposta a Douse, Casey Yano, desenvolvedor de Slay the Spire, refletiu sobre o comportamento atual das pessoas que evitam anúncios como se fossem uma doença: “desde muito cedo, quando eu via um anúcio, eu pensava, ‘por que o Adblock não está bloqueando isso?'”.
“Os millenials sempre odiaram isso, e agora eles possuem as ferramentas para evitar isso. O melhor lugar para se vender seus jogos é na prateleira da loja. Todo o resto não vale a pena. Aprendemos isso com Baldur’s Gate 3, mas demoramos um pouco”, respondeu Douse.