Devs do Apple Arcade abriram o jogo em denúncia anônima
Uma matéria do site MobileGamer.biz trouxe à tona uma situação complicada envolvendo desenvolvedores que trabalham para o Apple Arcade, que classificam a troca com a empresa da maçã como um “relacionamento abusivo“.
A matéria foi ao ar no dia 30 de julho, e trouxe depoimentos de vários desenvolvedores que falaram em anonimato para o site e compartilharam vários problemas e preocupações sobre o Apple Arcade.
O Apple Arcade foi lançado em 2019, como um serviço de assinatura premium, sem propagandas, exclusivo para games. Todo jogo do catálogo era livre de microtransações ou outras chatices tradicionais do mundo mobile.
Desde então, mais de 200 novos jogos foram adicionados ao catálogo do serviço, mas, pelo que foi relatado na matéria do MobileGamer, a experiência de trabalhar com o Apple Arcade tem sido frustrantes para os devs.
Um dos grandes problemas citados pelos devs é uma luta, que às vezes leva meses, para serem pagos pela Apple. O formato adotado entrega uma grande parte do dinheiro adiantado e o restante em forma de royalties conforme os jogadores baixam os jogos.
No início do Apple Arcade, os devs recebiam esses pagamentos imediatamente, mas agora, os royalties podem levar meses para cair nas contas dos trabalhadores.
“Podemos passar semanas sem ouvir nada da Apple e as respostas aos e-mails geralmente levam três semanas, quando respondem. Temos que fazer perguntas técnicas, comerciais e de produto, mas frequentemente o time da Apple não aparece, e quando aparecem, não fazem ideia do que está acontecendo e não sabem responder nossas perguntas, ou porque não têm conhecimento, ou por não poderem compartilhar informações por motivos de confidencialidade“, disse um dos devs.
Outro problema relatado envolve a maneira com a qual um jogo é descoberto e promovido no Apple Arcade. Um dev chegou a dizer que parece que seu game “esteve no necrotério pelos últimos dois anos“.
“Não importa o que colocamos no jogo, a Apple não nos destaca, é como se não existíssemos. Então, enquanto desenvolvedor você pensa ‘bem, eles nos deram dinheiro por exclusividade… Eu não quero devolver o dinheiro, mas quero que as pessoas joguem meu jogo’. É como se fossemos invisíveis“, disse outro desenvolvedor.
Esse mesmo dev descreveu um terrível processo de garantia de qualidade e atualizações, dizendo que um único update pode passar por várias reuniões com a Apple: “enviar atualizações é tão doloroso que nossos desenvolvedores começaram a tentar evitar isso“.
Uma pessoa que falou com o MobileGamer alega que um dos processos de garantia de qualidade e localização envolveu o envio de 1.000 capturas de tela para mostrar que o jogo estava funcionando corretamente em todos os dispositivos e em todas as línguas.
Outra reclamação comum dos desenvolvedores foi sobre a falta de visão ou planejamento por parte da Apple, com alguns sugerindo que a empresa estava trabalhando com devs por ser um “mal necessário”, uma vez que jogos são muito populares em dispositivos da empresa.
“Dado o status deles como uma empresa enorme de tecnologia, parece que eles tratam os desenvolvedores como um mal necessário. E que faremos tudo que pudermos para agradá-los por pouco em troca, na expectativa que eles nos deem a graça de outro projeto, e a chance de ferrarem com a gente novamente“, disse um dev.
“É como um relacionamento abusivo onde o abusado fica na relação esperando que o parceiro vá mudar e se tornar a pessoa que você sabe que pode ser“, completou o funcionário.
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