Game Arenagamearena.gg

Busca

Esports

Estudo revela principais causas de lesões em atletas de esports
League of Legends
Foto: Arquivo Pessoal/Vitor Kenji

Estudo revela principais causas de lesões em atletas de esports

Estudo foi conduzido com mais de 90% dos profissionais de VALORANT e League of Legends do Brasil Um grupo de especialistas que contavam com fisioterapeutas e professores de educação física publicou um artigo científico sobre uma pesquisa que utilizou o VALORANT e League of Legends como plano de fundo. Isso porque ele avaliou a dor em atletas profissionais de esports destas modalidades.

Filipe Carbone •
11/11/2023 às 15h52, atualizado há um ano
Tempo de leitura: 5 minutos

Estudo foi conduzido com mais de 90% dos profissionais de VALORANT e League of Legends do Brasil

Um grupo de especialistas que contavam com fisioterapeutas e professores de educação física publicou um artigo científico sobre uma pesquisa que utilizou o VALORANT e League of Legends como plano de fundo. Isso porque ele avaliou a dor em atletas profissionais de esports destas modalidades.

LEIA MAIS

Entre os nomes está Vitor Kenji, figura conhecida e renomada no cenário de esports do Brasil e do mundo. Além dele, também participaram do projeto Yuri Motoyama, Lethicia Thiemy, Davidson Magalhães, Gabriel Boaventura, Isabelle Leal, Felipe Moreira, Plínio Hirata e Bianca Goto

A pesquisa revelou que o posicionamento do teclado e o tipo de pegada do mouse influenciaram os níveis de dor, destacando a necessidade de ajustes ergonômicos individuais. Além disso, jogadores que faziam streaming por 4 a 6 horas apresentaram maiores pontuações de dor nos dedos indicador e médio da mão esquerda.

Enquanto isso, não houve correlação significativa entre os valores de dor, frequência semanal de jogo e DPI do mouse. Os dados também apontaram que a maioria dos jogadores não relatou dores durante a coleta de dados. No entanto, houve diferenças nas localizações e níveis de dor entre as modalidades MOBA e FPS.

Fisioterapeutas e professores de educação física que participaram do projeto | Foto: Arquivo Pessoal/Vitor Kenji

À Game Arena, Kenji revelou a importância deste artigo para a comunidade científica, que já passou a reconhecer e elogiar o estudo publicado pelo fisoterapeuta brasileiro. Além disso, fez questão de mostrar como eles conseguiram trabalhar junto a atletas profissionais no Brasil.

“Ele é pioneiro. Ele é o único artigo no mundo que foi feito com jogadores profissionais de League of Legends e VALORANT. Pegamos 100% da coleta de dados de jogadores que jogaram o principal torneio de VALORANT no Brasil e 95% de League of Legends”, disse o fisioterapeuta.

A pesquisa coletou dados de 95 jogadores profissionais brasileiros desses dois jogos da Riot Games. Dessa forma, utilizou um questionário com 26 perguntas fechadas, incluindo uma escala de dor de 0 (sem dor) a 10 (pior dor já experimentada). A amostra representou mais de 90% dos jogadores profissionais brasileiros nessas modalidades.

O artigo tem como objetivo avaliar a relação entre dor nos membros superiores e coluna vertebral, padrões posturais e características de jogo em profissionais de eSports, focando em duas modalidades: MOBA, representada pelo League of Legends, e FPS, representada pelo Valorant.

O estudo destacou o crescimento exponencial dos esports, que em 2022 alcançou uma audiência global de 532 milhões de espectadores, com o Brasil figurando entre os principais mercados. Com a profissionalização do esporte eletrônico, os atletas enfrentam desafios físicos e cognitivos significativos, devido às longas horas de treinamento diário.

Tanta necessidade de treinamento fez com que isso se tornasse o cenário prefeito para aumentar a incidência de dores e lesões, especialmente na coluna, membros superiores e mãos, semelhantes aos esportes tradicionais.

O estudo também ressaltou a importância de considerar as particularidades de cada jogo na gestão da dor dos jogadores. Além disso, enfatizou a necessidade de abordagens individualizadas para prevenção, tratamento e suporte aos atletas de esports, visando garantir o bem-estar e sucesso no mundo competitivo dos esportes eletrônicos.

O artigo completo está disponível neste link.


Se você gostou deste conteúdo, veja também nossos vídeos. Neste aqui, conversamos com a FURIA feminina após o título da BGS 2023:

Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYoutubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

Probabilidades em alta

Últimos Arena Shorts

A Valve se pronunciou sobre a polêmica envolvendo as mudanças no regulamento do Major Shanghai 2024.

Após dez anos de carreira, micaO anuncia sua aposentadoria do competitivo do League of Legends.

Times rivais que foram rebaixados na mesma edição do Brasileirão

A virada de chave mais épica do ano!

Quando eu tenho dinheiro e mesmo assim peço drop pro meu amigo

Betnacional - A Bet do Galvão, do Thiaguinho e do Brasil
Tenha acesso a estatísticas avançadas sobre o seu time em tempo real.