A Riot Games divulgou informações sobre a temporada de 2025 de LoL (League of Legends) com atencedência para a imprensa global de esports, incluindo a redação da Game Arena.
Uma das novidades para o próximo ano é o retorno do reset anual de partidas ranqueadas e os jogadores poderão garantir três skins vitoriosas ao longo do ano como recompensa. Entenda o que muda:
- O sistema de classificação, incluindo classificação visível e MMR, retornará a um único grande redefinidas no início de cada ano em janeiro, sem reinicializações adicionais ao longo do ano;
- O ajuste para a redefinição de janeiro – incluindo o tamanho da redefinição, a média número de jogos necessários para escalar e elementos relacionados – seguirão padrões semelhantes aos aqueles usados em 2022 e anteriores;
- Os jogadores terão a oportunidade de ganhar três skins Vitoriosas ao longo do ano, sendo uma disponível por temporada. Para desbloquear o skin de cada temporada, os jogadores devem vencer 15 jogos classificados durante aquela temporada.
A redação da Game Arena conversou com o Pu Liu, que é game director do LoL, para entender qual foi a ideia dos desenvolvedores para decidir fazer a alteração em games da soloQ.
Afinal… será que as mudanças nas partidas ranqueadas vão acabar melhorando a experiência dos jogadores na soloQ? De acordo com o desenvolvedor, mais de um ponto foi considerado para tomar a decisão.
“Eu acho que um dos aspectos do reset é realmente olhar para qual é a natureza do League of Legends, especialmente na soloQ.”
“Quando você joga soloQ sozinho, você tem um quinto de porcentagem de ajuda da Riot no seu time, há não ser que você seja muito bom — o que não é o meu caso — e isso significa que você joga várias partidas para a remanescência do lado bom e ruim dos seus companheiros de time até o momento [2024].”
“Então… atualmente você precisa de alguns jogos para sentir que tem uma experiência justa, [que é] medida de acordo com a avaliação da sua habilidade [in game]”, conta.
Feedback da comunidade
Um dos motivos foi a questão das partidas que precisam ser disputadas para que o jogador esteja em uma posição que seja igualitária com seu time nas ranqueadas. Porém, a comunidade também tem papel importante na alteração.
“Os intensos feedbacks [por parte da comunidade] sobre voltar a ter esse reset longo no início do ano e execução na temporada dois e três, para que os jogadores continuassem a jogar ranqueadas de forma engajada.”
“Mas muito disso é que nós queremos que os jogadores tenham um objetivo forte [nas ranqueadas], que eles estejam prontos para si mesmos e que eles possam sentir que podem chegar lá com o tempo.”
“E às vezes isso requer muitos jogos para eles sentirem que ‘ok, eu deveria me desconectar aqui ou eu tinha um time que tinha um problema comigo ou, eu tinha um problema com eles?’, pontua.
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Pu Liu também disse que tudo isso será avaliado com o tempo e é necessário aguardar para ver como a mudança se mostra equilibrada no futuro. Porém, considerou que é importante o feedback da comuinidade para mais novidades.
“Mas isso é avaliado com o tempo, isso leva um tempo para sentir justo e equilibrado. Esse foi um dos fatores que nos levaram [ao reset] e estamos ansiosos em receber feedback contínuo dos jogadores sobre como estamos lidando com as coisas em 2025”, finaliza.