O competitivo brasileiro de LoL (League of Legends) surgiu ainda em 2012, em eventos de games, e foi crescendo com o passar do tempo e paixão do público. Em 2024, nesta terça-feira (11), o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), a Riot Games divulgou mudanças significativas para o competitivo.
De acordo com a desenvolvedora, a fusão entre o CBLOL, LLA (Liga Latinoamerica) e LCS (League Championship Series) chega para oferecer um “um modelo comercial mais sustentável para as equipes e para a Riot Games”. Visto que, até o momento, a insustentabilidade financeira dos esports não havia sido resolvida mesmo com esforçor por parte da empresa para solucionar a questão.
Com isso, a mudança promete ” um melhor suporte da nossa Reserva Global de Receita (RGR)”, em que a desenvolvedora disse que reconhece que as alterações resultam em ” tomar algumas decisões complicadas para tornar tudo uma realidade”. Desta forma, com menos times competindo no ecossistema do Tier 1, haverá um apoio sustentável.
“Reduzindo esse número, conseguiremos focar a ajuda da RGR, garantindo que as receitas serão distribuídas entre menos equipes, aumentando o valor que cada equipe recebe. Isso também deve ajudar a concentrar os jogadores, facilitando o acompanhamento dos fãs em um ecossistema mais consistente, sem falar na criação de partidas de maior qualidade”, escreveu a Riot Games.
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Vale lembrar que, em 2016, a desenvolvedora já havia divulgado que esports não geravam lucro para a empresa. Em 2018, o líder global de esports da empresa reiterou o assunto por meio do Reddit: “Estamos muito longe de ter lucro com esports”. Todas as regiões começaram a ter o Sistema de Franquias da Riot Games, que chegou no Brasil por último e começou a ser aplicado em 2021, para tornar o cenário mais sustentável.
Também vimos o fim do Circuito Desafiante (CD), tão amado pelo público, mas que acabava oferecendo oportunidades limitadas para os times que disputavam a competição, deixando a parte financeira instável no competitivo. O Sistema de Franquias veio como resposta para acabar com os problemas monetários do LoL, mas, ainda sim, organizações tinham dificuldades de crescer e evoluir.
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