Do StarCraft ao The International, conheça a trajetória do DotA e Dota 2, o cenário mais rentável do mundo.
Já imaginou uma partícula pequena de um jogo ser adaptado por fãs e se tornar o ponto de partida para a produção de outro jogo e esse novo jogo ser atualmente o game mais jogado do mundo? São essas as raízes do DotA.
Tudo começou quando a Blizzard lançou o jogo no StarCraft: Brood War, em 1998. Dentro do game, existia um mapa onde os players podiam customizá-lo chamado “Aeon of Strife”. Esse modo customizado se tornou tão popular entre os usuários que a Blizzard, desenvolvedora do game, incluiu ele no mapa do WarCraft 3.
Mas, o DotA começou a ganhar popularidade com seu nome original a partir do início dos anos 2000, ainda no WarCraft 3. A desenvolvedora Blizzard criou um mapa dentro game chamado Defense of the Ancients, popularmente conhecido hoje como DotA. Mas calma, esse ainda não é o Dota que você conhece hoje, desenvolvido pela Valve e chamado de Dota 2.
Apesar de suas bastantes similaridades, onde cinco jogadores escolhem cinco personagens de habilidades diferentes e enfrentam outros cinco players em um mapa com três pistas, com o objetivo de destruir a base do inimigo, o Dota 2 é muito mais moderno, com muito mais popularidade e um competitivo muito forte e lucrativo.
Início do Dota 2
Em 2011, a Valve e a IceFrog lançaram o Dota 2, seu projeto para o game com muito mais modernidade, skins e jogabilidade. O lançamento do jogo foi um evento histórico, onde as desenvolvedoras organizaram um torneio profissional para os players do jogo com prize pool de U$ 1,6 milhões de dólares, a maior premiação da história envolvendo todos os jogos competitivos desde então. Não só o lançamento foi um grande sucesso, como o jogo também foi, se tornando o maior cenário competitivo do mundo do e-Sports.
Contudo, um ano após o lançamento do jogo, em 2012, a Valve lançou o maior torneio profissional do cenário, o The International 2, mais conhecido como TI2. O sucesso do campeonato foi tanto que no TI9, a premiação chegou a casa dos U$ 30 milhões de dólares, batendo recordes de valores no mundo dos e-sports.
Por exemplo, segundo os gráficos da Steam, plataforma que hospeda o game, o Dota 2 atualmente ganhou 12 vezes mais jogadores desde o dia do seu lançamento, se tornando o líder de no número de sessões ativas e horas jogadas na plataforma da Valve, superando o Counter-Strike.
LEIA MAIS:
- Dota: Time de lendas, Old G disputará Closed para o DPC
- Dota: Riyadh Masters será na Gamers8 com U$ 18 milhões em premiação
- Dota: Primeiro mundial na América do Sul aconteceu em Lima
The International, o maior evento de E-Sports do planeta
Fundado em 2011 com o jogo pela desenvolvedora Valve, o The International, conhecido com TI, teve sua primeira edição sediada na Alemanha, dentro do evento Gamescom. 16 times profissionais foram convidados para disputar um prêmio de U$ 1.6 milhão de dólares.
Em 2012, o The International mudou-se para Seattle. Desde então, o evento foi realizado nos Estados Unidos. Em 2013, a comunidade do Dota 2 passou a contribuir com o prêmio, tendo um adicional de U$ 2,8 milhões de dólares sendo subsidiados pelos fãs do game, ultrapassando a marca dos U$ 10 milhões de dólares de premiação em 2014 e U$ 20 milhões de dólares em 2016.
Após 6 anos em Seattle, o The International 8 foi realizado em Vancouver, no Canadá e bateu o recorde de premiação de U$ 25 milhões de dólares. E a sua última edição realizada, o TI9 em Xangai, premiou o time campeão com um prize pool de U$ 35 milhões de dólares. Por conta da pandemia do COVID-19, o TI10 não foi realizado em 2020.
Em 2021, o TI voltou a ser disputado com o maior prize pool da história dos jogos eletrônicos, U$ 40 milhões de dólares. A competição aconteceu em Bucareste, na Romênia e vencido pela equipe russa Team Spirit. Até hoje, é o torneio de eSports do maior premiação de todos os tempos.
Nem a edição seguinte do The Internacional 2022 conseguiu superá-lo, muito pelo contrário. O último TI ofertou apenas U$ 18 milhões de dólares, menos da metade da edição do ano anterior. A competição foi realizada em Kallang, na Singapura e vencida pela Tundra Esports, equipe europeia.