O lançamento do Counter-Strike 2 (CS2) foi metade hype e metade controvérsias. Ao mesmo tempo em que muitos estavam animados e curiosos para saber sobre o sucessor do Global Offensive, outros reclamavam de problemas técnicos e até falta de comandos.
Em entrevista concedida ao site internacional pcgamer.com, um desenvolvedor da Valve comentou o assunto admitindo erros, mas também afirmando que acredita que o game foi lançado no momento certo.
Durante o papo, primeiramente o dev abordou o tema do teste limitado. Segundo ele, o BETA guiou como e onde a Valve começou a cuidar do novo Counter-Strike.
“Colocar o jogo nas mãos dos jogadores de forma rápida e antecipada, nos deu um feedback extremamente valioso que orientou muitas de nossas decisões antes do lançamento. Ficamos muito felizes com o processo que nos levou desde o desenvolvimento inicial até o teste limitado e o lançamento”, disse.
Apesar de considerar um sucesso, o desenvolvedor admite que faria uma coisa diferente, se pudesse voltar no tempo: “Poderíamos ter lidado melhor com a nossa comunicação sobre os requisitos do sistema para o CS2. Deveríamos ter avisado os jogadores afetados ainda no início do processo“.
LEIA MAIS:
- CS2: Valve admite que spray está diferente e explica porque
- CS2: modos de jogo casual retornarão e novos podem aparecer
- CS2: Valve introduzirá novas armas no jogo
Um debate acalorado na comunidade é sobre o Counter-Strike 2 ter sido lançado de forma crua. Jogadores casuais e até profissionais, como S1mple, considerado jogador da década, acreditam que o game não estava pronto para ser lançado.
Sobre isso, o dev explica porque o sucessor do CS:GO foi lançado tão cedo.
“Sabemos que há uma conversa sobre se o Teste Limitado deveria ter sido mais longo. Com certeza, existem alguns recursos que teriam sido incluídos no CS2 já no lançamento, se tivéssemos uma versão BETA mais longa. Mas com o tempo, não fica claro quais devem ser as prioridades quando há um subconjunto muito pequeno da comunidade participando. Sem todos jogarem o mesmo jogo, não conseguiríamos fazer muito progresso nos sistemas mais críticos, como rede, desempenho e o que mais importa no sentido de jogabilidade. Desde o lançamento, temos recebido feedback sobre novos bugs, comportamentos e problemas de jogadores de todos os níveis, desde jogadores casuais até profissionais”, afirmou.
“O lançamento do jogo acelerou enormemente o ritmo de melhorias do CS2. É por isso que achamos que o lançamento, no momento em que foi feito, era o momento certo. Mesmo que a aterrissagem tenha sido – e ainda é – instável. Resumindo, esta é a maneira mais rápida de levar o CS2 onde todos queremos que esteja daqui a um, cinco ou dez anos”, completou.
Ainda na entrevista, o desenvolvedor falou algumas vezes sobre a Valve ter aprendido com erros do passado. Em dado momento, ele disse que a criação do matchmaking foi o maior acerto da empresa dentro do CS:GO. Já um dos maiores erros foi não ter ouvido a comunidade e compreendido suas necessidades.
Se você gostou deste conteúdo, veja também nossos vídeos. Neste aqui, conversamos com FalleN na BGS 2023, que fez um balanço da FURIA em 2023 e também falou do CS2: