Game Arenagamearena.gg

Busca

Esports

Snax
Counter-Strike 2
Foto: divulgação/ESL.

CS2: HLTV lança atualização e lista de clutch sofre alteração

Atualização do HLTV redefine critérios de clutch no CS2 e altera ranking com mais de 70 mil novos registros incluídos

Filipe Carbone •
23/01/2025 às 16h39, atualizado há poucos segundos
Tempo de leitura: 4 minutos

O HLTV anunciou uma importante atualização no sistema de registros de clutches em partidas de Counter-Strike 2 (CS2). A mudança visa refinar a forma como as jogadas são contabilizadas, corrigindo inconsistências e introduzindo novos critérios.

LEIA MAIS

Com a mudança, mais de 70 mil clutches foram adicionados ao sistema, enquanto 21 mil foram removidos. Essas alterações impactaram diretamente a classificação de clutches de todos os tempos.

O jogador Snax, da Polônia, manteve a liderança com um aumento de 101 clutches, totalizando 968. O búlgaro bubble subiu para a segunda posição com um acréscimo de 156, atingindo 936 clutches.

Veja o top 5 após a atualização:

  1. Snax (Polônia): 968 (+101)
  2. bubble (Bulgária): 936 (+156)
  3. Spiidi (Alemanha): 926 (+63)
  4. Xyp9x (Dinamarca): 888 (+83)
  5. ZOREE (Finlândia): 877 (+121)

O que mudou no clutch

De acordo com o HLTV, a atualização inclui tanto a exclusão de clutches classificados como “falsos” quanto a inclusão de situações previamente ignoradas. Clutches são definidos como rodadas em que um único jogador permanece vivo no time vencedor, enquanto todos os adversários são eliminados.

Apesar de parecer uma métrica simples, o HLTV identificou situações que escapavam dessa definição, como defuses solos realizados enquanto o time adversário ainda possuía integrantes vivos. Esses casos passarão a ser incluídos automaticamente no sistema.

A atualização também elimina clutches considerados “falsos”, como cenários em que jogadores finalizam adversários durante perseguições após o estouro da bomba, sem que a jogada represente uma verdadeira reviravolta.

Outro ajuste considera a presença de kits de desarme para definir se o clutch é válido. Se um jogador da equipe contraterrorista realiza um desarme, o tempo limite de 5 segundos com kit (ou 10 segundos sem kit) será determinante para o cálculo.


Confira também nossos vídeos. Neste entrevistamos chelo, que falou sobre seu ano de 2024, relação com a torcida e os haters, planos para 2025 e mais:

Siga a Game Arena nas redes sociais: TwitterYoutubeInstagram, TikTok, Facebook, Kwai, Twitch e Threads.

Probabilidades em alta

Publicidade. Autorizado pela Portaria SPA/MF nº 2.092/24.

Últimos Arena Shorts

Flash insana no CS2 pra você ajudar o seu time a dominar a região do mercado-água na Anubis!

Andreas Vaz comenta sobre parceria com Kelvin Oliveira no g3xFC e na Seleção Brasileira!

Fut7 e Kings League são o futuro? Cris Guedes comenta sobre

Dupla vencedora! Apoka fala sobre parceria com VelhoVamp na Kings League

🚨 Grandes mudanças no competitivo de LoL em 2025!

Betnacional - A Bet do Brasil
Tenha acesso a estatísticas avançadas sobre o seu time em tempo real.