A Valve ainda tem muito trabalho pela frente no Counter-Strike 2. Nesta semana, um criador de conteúdo conhecido como PSP1G descobriu um comando no console que “para o tempo” no CS2 enquanto os adversários veem a partida de forma normal.
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O exploit utilizado por ele consegue impedir que uma granada de fumaça “estoure” enquanto o comando está sendo utilizado. Dessa forma, o oponente vê a fumaça enquanto o responsável por parar o tempo do jogo consegue vê-lo sem nenhuma dificuldade.
A adição do comando pode ser feita por meio do console e ficou disponível após a atualização que muda a arma entre mão esquerda e direito. A ideia é fazer a partida competitiva funcionar como uma espécie de demo, podendo “pausar” em determinados momentos do jogo.
A maior injustiça é que os jogadores que não estão usando o comando não conseguem ver os oponentes, como é para funcionar corretamente quando uma granada de fumaça. Entretanto, o exploit “impede” que a granada estoure até ele parar de utilizar a bind novamente, dando uma vantagem injusta para o jogador.
Para conseguir executar o exploit, ele precisou usar diversos comandos no console — a maioria deles referente a demo. Entretanto, ele só passou a funcionar corretamente quando utilizou bind mouse4 “demo_pause” e, em seguida, demo_resume.
O problema foi considerado tão grave que a Valve trabalhou para corrigi-lo algumas horas depois dele ser detectado. Logo depois de lançar uma atualização para o CS2, com pouco mais de 27 MB, a desenvolvedora lançou um patch de 2 MB que impedia que o comando fosse utilizado para “parar o tempo” no Counter-Strike.
Veja também nossos vídeos. Neste aqui, nosso repórter Thúlio Bastos opinou a respeito do novo map pool imposto pela Valve:
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