Neste sábado (26), a reportagem especializada da Game Arena de CS2 (Counter-Strike 2)* acompanhou presencialmente as semifinais da CBCS Invitational 2024. No primeiro confronto do dia, a ODDIK saiu com vitória em uma série pegada contra a inSanitY. A redação conversou com WOOD7, o IGL (In Game Leader) da equipe, para saber sobre o confronto, o momento que o elenco está passando e mais.
Confronto contra a inSanitY
A ODDIK garantiu um 2 a 1 — Inferno (13 a 2 para inSanitY), Anubis (13 a 5 para ODDIK) e Nuke (13 a 10 para a ODDIK) — em cima dos adversários, o que chegou a ser uma surpresa por conta da line-up ser uma das favoritas da competição. O jogador profissional contou sobre como foi disputar a série e revelou o motivo da dificuldade do elenco em enfrentar a inSanitY.
“O time deles [inSanitY] é um time que joga bem Inferno, primeiro. Então… a gente sabia que ia ser um jogo bem duro. Pelo nosso lado, a gente regularmente joga Inferno bem mal, em lapsos. Então, o primeiro mapa, a pancada vem daí: o time deles joga bem. O segundo mapa é o efeito contrário: a gente joga bem, eles não, é normal.”
“E o terceiro mapa, eu acho que os dois times tem um equilíbrio, a grande questão que a gente tem dificuldade de jogar contra a inSanitY é porque eles são um time que joga muito lento.”
“Então… eles punem em avanços e o nosso time gosta de bucar o contato o tempo inteiro; a gente tem jogadores que gostam de estar presente, de fazer um pixel, andando. Então… o estilo de jogo deles é muito favorável pra jogar contra o nosso estilo de jogo, por isso é sempre difícil jogar contra eles”, explica.
O peso de ser IGL
WOOD7 é responsável por cuidar da equipe na função de IGL, que é considerada uma das mais importantes do jogo de tiro da Valve. Porém, com o passar do tempo e evolução do CS2, a posição tem mostrado jogadores profissionais que são capazes de garantir um alto desempenho in game ao mesmo tempo em que passa as calls para a equipe. O atleta contou sobre o tema e elogiou o trabalho do companheiro matios.
“Acho que não importa o sistema que você faça, dentro de um time sempre alguém vai se sacrificar muito. Então… é normal o IGL muitas vezes assumir esse protagonismo de ‘não, eu me sacrifico por todos’. Nosso time a gente tem o matios, que é um jogador que se sacrifica muitas coisas e isso abre precedentes pra eu conseguir performar.”
“Eu acho que não é questão de IGL, é porque normalmente quase todos os times, o IGL fala: ‘ah, eu tanko aqui, eu taco bomba, eu me sacrifico, eu faço entry’. As piores situações ele vai tomar decisão. No nosso time, a gente tem o matios que faz muito isso, eu valorizo ele. Pode ver que ele não tem os melhores números, mas ele é um jogador muito importante nossa equipe. Acho que a AWP é algo que eu tenho que ter em alguns jogos para ganhar para nós, independente se eu me sacrifico ou não”, diz.
Mas.. afinal, como isso aconteceu? O IGL explica: “Acho que naturalmente isso aconteceu e acontece no dia a dia. Por exemplo, tô num jogo que eu não tô matando. Matios, vai lá e troca tiro, é a mesma coisa e vice-versa. Mesmo um jogo que eu não tô participando, sei lá, tô vários rounds tacando bomba, ele percebe que eu não tô [performando]… E aí, o que acontece no CS? Muitas vezes você tá frio e não tá jogando, e quando vê popam em tu, você tem que matar e você tá frio.”
“Então… a gente tem uma dinâmica bem legal entre eu e ele, dos dois conseguir: ‘não, agora vai lá e se diverte. Não, agora é o WOOD, vai lá. Então…. a gente tem um sistema bem legalzinho. É uma coisa nova pra mim, eu não tinha visto isso em outros times”, responde.
“Eu quero que a ODDIK dispute o Major”
No competitivo da modalidade desde 2017, WOOD7 já é uma digura conhecida no cenário e com passagem por quipes como Fluxo, MIBR, RED Canids e mais. Com a experiência de já ter jogado dois Majors, o jogador profissional contou um pouco sobre o momento da ODDIK no CS2 e fez um comparativo com a sua própria imagem nesta caminhada com a organização.
“Eu acho que são duas pinturas diferentes. E a gente pode ver ao lado… se eu olhar para essa pintura com o lado negativo e o lado positivo. O lado positivo, primeiro, eu acho que a gente fez um início de semestre bom que a gente quase classificou para a RMR, mas a gente oscilava muito naquele time. Depois, a gente trouxe um time muito mais equilibrado que ganhou títulos, mas não conseguiu a vaga para a RMR.”
“Então… quando eu olho positivo, eu vejo que teve lapsos bons no início do ano e agora está tendo lapsos bons. É normal, a gente vai ganhar uns jogos e perder. Faz parte do processo até conseguir ganhar uma estrutura boa. Mas olhar pela ótica ruim, que nem você mencionou, eu já joguei Major, eu acredito que sou um IGL, que eu tenho condições de levar um time pro Major e disputar contra os melhores times do mundo, é isso que eu almejo aqui. Por isso, se eu olho pelo lado negativo, eu não fiz minha parte ainda. Eu quero que a ODDIK dispute o Major; então… é os dois lados, acho que não tem o certo” (sic), pontua.
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CBCS 2024: grande final
Com a vitória da ODDIK, mais cedo neste sábado (25), o time joga na grande final da competição, que acontece neste domingo (27), a partir das 16h, contra o elenco que vencer a disputa entre Sharks e Fluxo. O IGL da ODDIK revelou que deseja enfrentar o time do Fluxo no confronto e até brincou que já é freguês do elenco:
“Olha, eu quero enfrentar o Fluxo. Eu quero. É um time que eu, desde que eu saí [do Fluxo], eu não venci eles; sou freguês deles. Perdi quase todas as vezes que a gente jogou contra, as eu quero enfrentar eles.”
“Porque eu acho que aqui vai ser um MD5, clima de LAN, vai dar pra gritar, se divertir. Quero muito enfrentar eles. A Sharks é um time que a gente vem vencendo seis… sete jogos seguidos, vem de final, tudo mais. É um jogo bom, porque eles são o filhos nossos, só que eu prefiro pegar o Fluxo: jogar uma MD5 comum time que já fez parte do meu passado”, conta.
A série MD5 (melhor de cinco mapas) define o campeão do torneio, que conta com premiação total de R$ 100 mil. O campeão da CBCS Invitational 2024 receberá R$ 60 mil, enquanto o vice-campeão fatura R$ 26 mil.
*Reportagem especializada em CS2 da Game Arena: Jairo “Foxer” Júnior