O Call of Duty Modern Warfare 2019 foi o jogo base para o desenvolvimento do battle royale free-to-play da franquia Call of Duty, sendo o primeiro jogo crossplay da saga, onde jogadores de diversas plataformas podem jogar juntos no mesmo cenário. Dentro dessas plataformas, existe o Aim Assist, uma configuração para quem joga de controle.
Por ser bastante democrático, foi desenvolvido alguns sistemas que auxiliam jogadores que jogam com controle, sendo um deles o aim assist, que se tornou pivô da (talvez) a maior polêmica do cenário competitivo entre os jogadores.
Muitos alegam que jogar via PC de mouse e teclado é mais vantajoso por conta da movimentação, do campo de visão ser maior, da qualidade da resolução e das inúmeras possibilidades de teclas para auxiliar na jogabilidade. Já outros tratam o Aim Assist dos controles como um assistente de mira “roubado” ou “quebrado”, travando essa eterna disputa entre os jogadores.
Mas afinal, o que é o aim assist?
O aim assist, nada mais é, do que uma opção de assistente de mira disponível somente para jogadores que utilizam-se de controles para jogar Warzone.
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A função faz com que a sua mira seja desacelerada de acordo com a movimentação do jogador, acompanhando o adversário através de seus movimentos de forma sutil, mas que para muitos faz toda a diferença na hora do abate, tornando os disparos dos tiros mais fáceis com a mira alocada no oponente.
Dentro das configurações do aim assist no jogo, existem quatro possibilidades de utilização do sistema. São elas:
- Desativado – essa opção desativa o Aim Assist;
- Padrão – essa opção retarda o oponente enquanto a mira está perto dele;
- Precisão – essa opção causa uma grande desaceleração da mira quando você se aproxima de um oponente;
- Foco – essa opção retarda o oponente, mesmo se você errar alguns tiros. Essa se torna a melhor opção para jogadores iniciantes no controle.
O sistema é realmente uma vantagem?
Lamentavelmente, o sistema de Aim Assist dá realmente aos jogadores de controle uma vantagem significativa sobre os jogadores que não usam essa opção, principalmente quando o confronto é em uma distância de cerca de 100 metros.
Acima dessa distância, os jogadores de mouse e teclado têm uma pequena vantagem na trocação, principalmente quando utilizam rifles de precisão, pois eles podem mirar com muito mais rapidez e tem uma precisão maior para disparar tiros.
Ainda existe a possibilidade de jogadores conectarem controles no PC para jogar, o que faz com que o sistema de Aim Assist seja semelhante aos dos consoles, adicionando também as vantagens de movimentação, maior quantidade de FPS e maior campo de visão que os jogadores de PC têm em relação aos dos consoles.
A verdade é que a grande maioria dos jogadores do cenário competitivo jogam com controle, como no caso de Aydan, o jogador mais bem pago do cenário, o que causa uma grande polêmica entre a vantagem do aim assist em relação a jogadores de mouse e teclado.
Muitos dos players alegam que a saga Call of Duty sempre foi um jogo para consoles e priorizavam a utilização do controle, sendo adaptado ao longo do tempo para a utilização do mouse e teclado.
O debate se tornou tão grande que fez com que uma das edições realizadas do Twitch Rivals fosse banido o uso de controle, mas a organização recuou da decisão após diversos protestos dos jogadores.