Na última quarta-feira, dia 8 de dezembro, o novo mapa do Call of Duty Warzone, Caldera, foi lançado de forma exclusiva para os usuários que compraram o novo jogo da franquia, Call of Duty Vanguard.
Com ele, também foi incluído a interface do Vanguard ao Warzone, contendo novos operadores, armas, veículos, passe de batalha, etc. A expectativa dos usuários do jogo era grande na comunidade, pela novidade do novo mapa, já que Verdansk estava desde o lançamento do jogo, há 2 anos.
Saturados do frio da cidade russa, os fãs da saga criaram grandes expectativas com a ilha no pacífico, mas se decepcionaram com a quantidade expressiva de bugs que surgiram no lançamento do mapa. Ainda no dia 8 de dezembro, somente para quem comprou o Vanguard, as críticas já surgiam de forma expressiva.
No dia seguinte, 9 de dezembro, o mapa foi lançamento para todos no modelo gratuito do game, sem a necessidade de compra para jogar na ilha Caldera, e as críticas triplicaram nas redes sociais.
Os principais relatos dos jogadores são de bugs como má otimização do jogo, falta de textura, partes do mapa sem definição e até jogador invisível surgiu. Outro ponto que desagradou bastante os fãs são as novas armas do jogo, que seguiu a linha do Vanguard em uma pegada de guerra antiga e acabou decepcionando.
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Para completar, as armas que já estavam no meta dos jogos anteriores como o Black Ops Cold War e o Modern Warfare 2019 foram nerfadas, método comum da Activision em fazer com que os jogadores foquem nas armas do jogo atual. Mas, o sentimento que se perpetuou nesse primeiro dia foi que não existe arma boa ou divertida para se jogar.
Além disso, os principais prejudicados dos problemas causados pelo Caldera ficou os usuários de consoles, principalmente os da antiga geração, do Playstation 4 e Xbox One. Relatos de travamento do video-game enquanto roda o jogo são constantes, alguns até dizendo que tiveram seus consoles queimados por problemas causados pelo jogo.
Relatos de problemas com o campo de visão também são constantes, já que no novo mapa os usuários de console só poderão jogar com 80 de fov, tendo uma enorme desvantagem em relação aos usuários que jogam no computador, que podem chegar até 120 de fov.
O principal criador de conteúdo da saga Call of Duty no Brasil, Felipe “Hayashii”, reuniu relatos de usuários em sua conta do Twitter, onde consta os principais problemas detectados no primeiro dia do mapa Caldera. Veja abaixo:
Alguém aí tem imagens/vídeos do novo mapa do Warzone dando problemas ou rodando mal no seu PS4/PS5? To juntando algumas, quem tiver e quiser compartilhar, manda abaixo nesse tweet
— Hayashii (@HayashiXPG) December 9, 2021
O fato é que a grande maioria dos usuários do Call of Duty Warzone, desde o seu lançamento em março de 2020, são usuários de consoles, tanto da geração anterior quanto da nova, do Playstation 5 e Xbox Series S e X.
Os excessivos problemas tiraram todo o hype que a comunidade depositou no lançamento do novo mapa e desanimaram muitos jogadores fieis ao jogo ao longo desses dois anos.
O que mais preocupa é que, pelo histórico, a Activision não tem um mecanismo de rapidez em resolução de problemas, o que pode fazer com que esses bugs perpetuam por um certo tempo, afastando ainda mais usuários de seu principal produto.
Por fim, muitas dúvidas rondam o futuro de um dos jogos mais jogados dos últimos tempos, que carrega uma legião de fãs e um cenário competitivo que vinha se desenvolvendo rumo ao topo do mundo dos eSports.