Monster Hunter

Preview: Monster Hunter Stories – Um remaster para todos pegar

Para quem não aproveitou no 3DS, este é o momento de experimentar o spinoff Monster Hunter Stories

Monster Hunter Stories

Imagem: Capcom / Reprodução

Lançado em 2016 para Nintendo 3ds, Monster Hunter Stories foi uma ousada tentativa da Capcom em inovar dentro de sua já consagrada franquia na época, mas desta vez apostando no carismático console portátil da Nintendo.

Fugindo bastante do formato tradicional de RPG de ação e caça aos monstros, aqui temos uma pegada mais próxima de Pokémon. Ao invés da caça, damos lugar para a captura dos monstros e batalhas em turnos.

O game foi um relativo sucesso na época, dando uma renovada na franquia (não que precisasse) e gerando um spin off de sucesso com direito a produtos derivados como miniaturas, mangá e até um anime.

Após o fracasso do Wii U, a Capcom voltou a investir no spinoff agora no novo console da Nintendo, o Switch. Surgia assim Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, que trazia tudo do primeiro, mas agora com novas mecânicas como as habilidades especiais ao montar monstros. Outro sucesso estrondoso na época do lançamento.

Novamente, a Capcom decidiu apostar em seu “Pokémon-like” da sua mais popular franquia (desculpa, Street) trazendo uma remasterização do primeiro jogo para Switch, PS4 e PC e retirando a exclusividade de Stories 2 e disponibilizando para as demais plataformas.

A Capcom Brasil enviou para a Game Arena um acesso antecipado ao game, onde experimentamos em primeira mão como ficou a remasterização do primeiro Stories no Nintendo Switch.

Lembrando que não fizemos testes da nova versão de Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin para PS4 ou PC, focando apenas na remasterização do primeiro jogo para Nintendo Switch.

Um remaster que é quase um remake

De início, posso apontar que causou uma certa estranheza a falta da segunda tela do 3ds na gameplay. Porém, agora vários dos itens disponibilizados na parte de baixo do antigo portátil agora estão dispostos em outros cantos, a exemplo do mapa na parte superior da tela.

Um ponto muito positivo ainda sobre a tela é a possibilidade de ajuste de câmera livre, algo que irritava um pouco na versão original do jogo. Onde antes tínhamos botões para direcionar a visão, agora temos um prático analógico para isso.

Monster Hunter Stories

Apesar de apresentar alguns loadings no 3ds, a nova versão do Switch também possui vários deles, mas muito menores em duração se comparados com a versão original.

Existe até uma certa fluidez na transição entre as cenas, algo que estranhei pois esperava um loading com o era bem característico da versão original.

Os gráficos estão excelentes, onde podemos esquecer os tradicionais “serrilhados” característicos do antigo portátil da Nintendo.

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Porém, a equipe responsável pela nova versão poderia ter pelo menos animado os rostos dos personagens nos diálogos ou batalhas. É muito difícil olhar para aquelas caras congeladas e inexpressivas em situações tensas.

Apesar disso, é muito mais agradável jogar Monster Hunter Stories no Switch do que no 3ds. Isso é um fato inegável.

Melhorias de “qualidade de vida” em Monster Hunter Stories

Claro, como se trata de uma nova versão de um jogo antigo, a Capcom trouxe melhorias na qualidade significativas na gameplay, melhorando e muito a vida dos jogadores na sequência.

Começando pela aceleração de turnos, um recurso que existia na versão original após um DLC, mas sendo bem mais devagar do que na atual remasterização do jogo. Assim , podemos upar personagens, caçar monstros e recursos de maneira MUITO rápida em relação a versão original.

Também foram acrescentadas novas descrições para itens e monstros nos menus do personagem, já que agora temos mais espaço para visualização do que a versão original do Nintendo 3DS.

Com isso, fica muito mais simples organizar suas capturas e conquistas em Monster Hunter Stories Remaster. O que é uma benção, já que não precisamos recorrer a guias e FAQS para saber as principais combinações e possibilidades com os monstros.

Mas o grande atrativo para o público do nosso país são as legendas em português e tradução de menus, facilitando a vida dos fãs principalmente por ser um RPG com MUITAS caixas de diálogo.

Uma ótima oportunidade para conhecer Stories

Em resumo, o “novo” Monster Hunter Stories é uma oportunidade perfeita para que não jogos o título no 3ds conseguir apreciar o spinoff em uma qualidade muito superior.

Mas é importante frisar que é um remaster, logo muita coisa do jogo é semelhante ao portátil de 2011, o que pode desagradar muitos jogadores. O sistema de evolução, batalhas por turno e capturas são idênticas a um jogo daquela época, então é bom os mais novos ficarem atentos a isso.

Monster Hunter Stories estará disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC no dia 14 de junho. O jogo está custando R$ 159,99 nos consoles e R$ 129,99 para PC via Steam.


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