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Metaphor: ReFantazio
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Imagem: Divulgação/Atlus

Criador de Metaphor ReFantazio espera que seu jogo 'deixe o mundo um pouco melhor'

Katsura Hashino espera que a experiência com Metaphor ReFantazio ajude os jogadores a melhorar o mundo

Igor Pontes •
02/10/2024 às 11h45, atualizado há 2 meses
Tempo de leitura: 5 minutos

Metaphor ReFantazio pode mudar o mundo? Seu criador espera que sim

Em uma entrevista para o Polygon, o criador de Metaphor ReFantazio e veterano da franquia PersonaKatsura Hashino, comentou sobre o seu desejo de impactar positivamente as pessoas através dos seus jogos, e como espera que isso ajude a tornar o mundo um lugar melhor.

“Os próprios jogadores se tornam os protagonistas. Dessa forma, eles têm a oportunidade de ganhar [experiência] para suas próprias vidas. E como as experiências mudam a vida das pessoas, para melhor ou pior, elas são um fator na forma como a própria sociedade é moldada. Embora os jogos que fazemos sejam apenas uma pequena parte disso, é o que pensamos ao criá-los”, explica o criador do RPG.

Hashino, falando em uma chamada de vídeo com o Polygon, disse que os jogadores podem precisar de motivação para mudar ou superar suas ansiedades. “Eu quero que os jogos que faço possam fornecer esse empurrão para as pessoas superarem essas [limitações],” disse ele.

Metaphor ReFantazio Protagonista
Imagem: Reprodução/Atlus

Hasino também explicou que o desejo de criar um jogo de fantasia veio da própria equipe, e que conversou com várias pessoas envolvidas em criação de conteúdos de fantasia para conseguir entender o apelo por trás do gênero.

“Uma das pessoas com quem conversei sobre isso foi [Ikuto] Yamashita [o designer de Neon Genesis Evangelion], e ele disse: ‘Não se deixe ser limitado.’ Isso realmente me ajudou a tomar a decisão de levar Metaphor em nossa própria direção”, explicou.

Imagem de Eupha, personagem de Metaphor ReFantazio
Imagem: Divulgação/Atlus

Hashino explicou que a equipe de Metaphor não seguiu os moldes de Persona e Shin Megami Tensei ao desenvolver o novo jogo, optando por focar nas ideias de seu conceito original de fantasia. Isso levou à remoção de mecânicas como o romance, que não faz parte da história.

“Nossos protagonistas formam conexões com as pessoas ao longo da jornada, mas, em Metaphor, o objetivo é mais épico. Não há tempo para romance”, disse ele. Em vez disso, os personagens recebem apoio de aliados, desbloqueando qualidades heroicas que influenciam o sistema de batalha. Hashino finalizou: “Talvez, no final, seja um pouco mais maduro que nossos jogos anteriores.”

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Com informações de: Polygon


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