Game Arenagamearena.gg

Busca

Games

Revistas de games (ZeroQuatroMidia)
Colunas
Revistas de games (ZeroQuatroMidia)

Revistas de games: documentário contará a história das publicações no Brasil

Marcellus Vinicius •
02/04/2023 às 17h00, atualizado há 2 anos
Tempo de leitura: 5 minutos

Projeto visa relembras a importância das revistas de games no Brasil

Nos anos 90, quando você queria descobrir como passar de uma determinada parte de um jogo, ou simplesmente qual lançamento seria bom pra alugar no final de semana, sua melhor forte de informação eram as revistas dedicadas a videogame. Publicações como Ação Games, Super Game Power, Gamers e Nintendo World ajudaram a pavimentar o caminho do mercado de jogos no Brasil com toda uma geração.

É difícil dar a dimensão da importância dessas revistas para alguém que cresceu com acesso à internet. Por mais de uma década, aquelas publicações eram nossa fonte de informação e conexão com os jogos não apenas como produtos, mas também como cultura.

Leia mais

Foi pensando em preservar e contar essa história que surgiu a iniciativa do documentário “A História das Revistas de Videogame no Brasil”. O projeto foi organizado pela ZeroQuatroMidia em parceria com a WarpZone, e financiado com sucesso por meio de uma campanha de arrecadação na plataforma Catarse.

A ideia é reunir entrevistas de inúmeras pessoas que participaram da produção dessas revistas e, através delas, resgatar a história de como essas publicações surgiram, como eram feitas, o alcance que tiveram e, por fim, como entraram em declínio no começo dos anos 2000. Curiosidades e anedotas da rotina da redação certamente farão parte do material final também.

“Com esse documentário, nossa proposta visa resgatar a história dessas revistas falando com quem fez, entrevistamos e vamos continuar entrevistando editores, redatores, desenhistas, jornalistas e todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram parte dessas publicações”, diz o texto explicativo da campanha de financiamento do projeto. “São dezenas de horas de entrevistas exclusivas com alguns dos maiores jornalistas, editores e membros da indústria de games do Brasil”, acrescenta. 

Recuperar e recontar essas histórias é muito importante para mapear melhor a história da cultura dos videogames no Brasil. O crescimento das comunidades de entusiastas de videogame no país inevitavelmente passa pelo sucesso dessas revistas. Elas andaram lado a lado com a profusão de locadoras e o crescimento do mercado cinza, que ajudaram a democratizar o acesso aos jogos no país, em uma atividade que sempre foi bastante cara e restrita.

Revistas de games (ZeroQuatroMidia)
Trecho do documentário (ZeroQuatroMidia)

Será muito interessante acompanhar a reação das pessoas quando o documentário estiver concluído, especialmente de jogadores mais jovens que não viveram essa realidade. Há um certo romantismo em lembrar do tempo em que não tínhamos trailers e gameplays disponíveis de imediato no YouTube e muito do nosso fascínio em relação a algum lançamento ou novo console era alimentado pela imaginação.

Às informações detalhadas sobre “A História das Revistas de Videogame no Brasil” estão disponíveis na página do projeto no Catarse e no canal do YouTube da produtora ZeroQuatroMidia.

Com informações de: Catarse, WarpZone


Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYoutubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

Probabilidades em alta

Últimos Arena Shorts

Astralis confirma o retorno de dev1ce!

🎯 Presente! FalleN acaba de se tornar o jogador com mais abates de AWP na história dos Majors de CS!

Flashzinha perfeita para você dominar o mercado da Anubis! 😉

arT comentou sobre as declarações de Nobru sobre “dar alguns passos para trás” recentemente.

A Valve se pronunciou sobre a polêmica envolvendo as mudanças no regulamento do Major Shanghai 2024.

Betnacional - A Bet do Galvão, do Thiaguinho e do Brasil
Tenha acesso a estatísticas avançadas sobre o seu time em tempo real.