Game Arenagamearena.gg

Busca

Esports

The International
Dota
Palco do The International. - Foto: reprodução/Valve.

Dota 2: The International, maior torneio de Esports do mundo

Evento organizado pela produtora Valve, o TI é o campeonato com a maior premiação entre todas as competições de esportes eletrônicos

Thulio Bastos •
07/10/2021 às 22h37, atualizado há um ano
Tempo de leitura: 16 minutos

O maior evento de Esports do mundo e o torneio que melhor premia na industria dos jogos eletrônicos, o The International é o campeonato mundial de Dota 2. Credenciado pelas suas imensas premiações e recheados de confrontos históricos, o campeonato se iniciou em 2011 após o lançamento do Dota 2. De lá pra cá, é realizado um TI a cada ano, com excessão do período da pandemia do COVID-19, com premiações cada vez maiores.

Abaixo, contaremos a história de cada edição, seus confrontos, jogadores destaques e o desenvolvimento do maior torneio de eSports do mundo ao longo desses anos:

2011 – O início do The International

Equipe da Natus Vincere, a NaVi, campeã do The International 2011. — Foto: reprodução/GameK.

Em 2011, a Valve desenvolveu o Dota 2 e lançou o game junto do torneio, o The International 1. Na época, a edição aconteceu em uma feira gamer em Colônia, na Alemanha, chamada Gamescom. 

A premiação prometida era de U$ 1 milhão de dólares, a maior já ofertada no cenário de e-Sports, que na época não era um cenário tão popular como atualmente. O valor da premiação chamou a atenção do mundo todo.

O torneio contou com os 16 principais times do DotA 1 que foram convidados pela Valve a participarem da competição, sendo disputado em duas fases, a fase de grupos e a de playoffs. As equipes foram separadas em quatro grupos inicialmente, jogando todos contra todos. 

Já nos playoffs, a disputa foi em modo eliminação dupla, onde os dois times de melhor campanha foram para a chave de vencedores e os dois times de pior campanha para a chave de perdedores.

A grande campeã do torneio foi a NaVi, que venceu de ponta a ponta. Dona de uma das melhores campanhas na fase de grupos, com um 3-0, se manteve invicta nos playoffs e foi campeã do torneio sem perder nenhuma partida, sendo amplamente dominante durante toda a competição. Seus principais destaques foram o ucraniano Danil “Dendi” Ishutin e o capitão Clement “Puppey” Ivanov, dois dos melhores jogadores da história. 

2012 – A afirmação

A equipe chinesa Invictus Gaming venceu o TI2 batendo a NaVi na final. — Foto: reprodução/EGB.

Após o sucesso da primeira edição, a Valve anunciou o TI2 para o ano seguinte, definindo assim uma edição por ano do torneio. 

Com os jogadores e fãs já familiarizados com o game, a segunda edição teve um torneio classificatório antes para definir quais times iriam preencher as duas vagas destinadas ao qualify, mudando o formato da primeira edição que só tiveram convidados.

O torneio, desta vez sediado em Seattle, nos Estados Unidos, manteve-se com 14 equipes disputando o prêmio de U$ 1 milhão de dólares. 

Agora divididos em dois grupos de oito times cada, o modo da fase de grupos classificou os quatro primeiros de cada grupo a chave de vencedores e os quatro últimos a chave de perdedores, realizando os confrontos de playoff. 

Diferentemente da primeira edição, não houve um time dominante, tendo séries bem disputadas. O domínio ficou por conta dos times chineses, pois dos oito melhores times classificados, apenas dois não eram representantes do país. 

A NaVi, atual campeã do TI, chegou a grande final contra a Invictus Gaming. A equipe chinesa venceu os ucranianos por 3-1 e impediram o bi campeonato, colocando a China no topo do cenário do game. 

2013 – Seattle, a casa do The International

A equipe sueca Alliance com o troféu de campeã do The International 3. — Foto: reprodução/DOTAFire.

Em 2013, o TI foi novamente sediado em Seattle, havendo uma grande mudança na realização do torneio. A Valve desenvolveu um item chamado Compêndio, onde os fãs do jogo compravam esse item na loja do game e parte do valor era destinado a premiação final. 

A partir dali, a comunidade do Dota começou a ter uma grande influência na competição. Com isso, a premiação subiu para U$ 2,8 milhões de dólares.

Da mesma forma que o torneio anterior, 16 equipes competiram. Dessa vez, 13 equipes foram convidadas, duas entraram pelo qualify e a última vaga ficou entre o melhor de 5 confrontos entre as duas equipes que ficaram em segundo lugar nas classificatórias.

A equipe sueca Alliance, uma das favoritas, chegou a final com uma ótima campanha, tendo sido derrotada somente uma vez ao longo do torneio. Sua companheira na decisão era a já conhecida NaVi, que apesar da sua terceira final consecutiva, chegou através da chave de perdedores. 

A final, para muitos, foi a mais disputada da história dos TIs, tendo pela primeira vez uma partida de número 5 a ser disputada. Vitória foi da favorita Alliance, vencida por 3-2 em uma disputa épica.

2014 – A China volta ao topo

A equipe chinesa Newbee, considerada zebra do torneio, campeã do TI4. — Foto: reprodução/Jovem Nerd.

Com o Dota 2 cada vez mais firmado entre os principais jogos eletrônicos do mundo, a Valve preparou para o TI4 diversas mudanças no formato classificatório e de disputa. A iniciativa do Compêndio foi um sucesso, sendo apoiada de vez pela comunidade, elevando o prêmio para incríveis U$ 10 milhões de dólares. 

O torneio se mantinha em Seattle, cidade que ficou fixa como sede do torneio por muitos anos. Na disputa, se mantiveram 16 times participantes, com 11 convidados, quatro vindo do qualify regional e a última vaga sendo disputada pelos segundos colocados. 

Já o torneio passou a ser dividido em duas etapas: playoffs e evento principal. O torneio voltou a ser dominado pelos chineses, dos 4 times que formaram a semifinal, somente a EG não representava o país.

Na decisão, dobradinha chinesa pela primeira vez na história, tendo a Newbee como a grande campeã, vencendo de virada a ViCi Gaming por 3-1. O feito foi considerado uma grande zebra, pois a Newbee se classificou em nono lugar e a ViCi Gaming havia sido a primeira colocada. 

2015 – A América campeã pela primeira vez

Os americanos da Evil Geniuses, campeão do TI5, vencendo o título pela primeira vez. — Foto: reprodução/Liquipedia.

2015 marcou os 5 anos de realização do The International, sendo quatro delas sediadas em Seattle de forma consecutiva. Pela primeira vez, todas as equipes que disputaram o torneio foram premiadas e participaram do torneio no palco principal do evento. 

O prêmio, se elevando a cada ano com o Compêndio, chegou a casa dos U$ 18 milhões de dólares. 16 times ainda formavam a competição, sendo 10 equipes convidadas, quatro vindo do qualify e duas dos wild cards. 

No torneio, as equipes chinesas dominaram novamente. A CDEC Gaming chegou a final vencendo todas as partidas que disputou, mas dessa vez havia um representante da casa na final.

De forma inédita, uma equipe norte-americana chegou à final do TI, disputando o título em casa. A Evil Geniuses venceu os chineses em uma espécie de revanche, em uma virada épica na última partida, fechando a série em 3-2. 

Foi a primeira vez na história que uma equipe dos Estados Unidos foi campeã do The International. Seus destaques foram o jovem de 16 anos Syed “SumaiL” Hassan e o experiente Saahil “UNiVeRsE” Arora. 

LEIA MAIS:

2016 – Dos Majors de Dota ao The International 6

Os chineses da Wings foram dominantes o campeonato inteiro e venceram o TI6. — Foto: reprodução/Dot Esports.

Após o TI5, a Valve resolveu diminuir ainda mais o número de convidados para o The International 6, criando assim os campeonatos chamados Majors que serviram como torneios classificatórios. 

Com isso, apenas seis equipes foram convidadas e as demais 10 vieram das classificatórias, oito por qualify e duas por wild card, buscando cada vez mais justiça e competitividade.

Durante o torneio, oito equipes se classificaram em um formato de quatro chaves, divididas por regiões. As outras duas vagas foram definidas por repescagem. 

Dois times que ninguém apostava dominaram seus adversários e formaram a decisão, a Wings representando a China contra a Digital Chaos, que representava os Estados Unidos. Era a segunda vez consecutiva que esses dois países faziam a final do TI.

Mas, dessa vez, quem sagrou-se campeão foi o chineses da Wings, vencendo os americanos por 3-1 e vencendo o prêmio de U$ 20 milhões de dólares. Apesar do título recente, a equipe se desfez no ano seguinte.

2017 – “Kuroky” campeão na última edição de Seattle

A Team Liquid, de “Kuroky” e “Miracle”, campeã do TI7. — Foto: reprodução/Jovem Nerd.

Pela primeira vez na história, um TI foi disputado com 18 equipes, entre elas seis equipes convidadas e doze vindos dos qualifiers. Pela primeira vez um time da América do Sul participou de um TI, os peruanos da Infamous, conquistando a vaga contra os brasileiros da SG na final classificatória. 

Também, foi a primeira vez que a atual campeã não participou da edição seguinte, já que a Wings foi extinta naquele ano. O prêmio foi de U$ 24 milhões de dólares. Na competição, os chineses mantiveram suas grandes atuações e a grande favorita, a OG, decepcionou mais uma vez.

A Newbee passou por cima dos seus compatriotas nas fases classificatórias, chegando a grande final, enfrentando a Team Liquid, equipe que liderou o seu grupo naquele torneio, mas precisou se recuperar na chave dos perdedores após uma derrota. 

Vitória incontestável da equipe da Liquid, por 3-0, que consagrou a lenda alemã Kuro “Kuroky” Takashomi, um dos maiores jogadores da história do game. Amer “Miracle” al-Barkawi também fazia parte da equipe, um dos melhores players de sua geração.

2018 – A vez de N0tail

Foi a vez de N0tail e da OG, grande campeã do The International 8. — Foto: reprodução/Pichau Arena.

Após sete anos consecutivos disputados em Seattle, dessa vez o The International foi sediado por Vancouver, no Canadá. Foi a primeira vez na história do TI que não houveram nenhuma equipe convidada, sendo as 18 participantes ingressando através de torneios classificatórios, que já não eram mais organizados pela Valve.

O prêmio foi estabelecido em U$ 25 milhões de dólares e foi a primeira vez que uma equipe brasileira participou, a paiN Gaming, um feito histórico para o cenário brasileiro. No Canadá, a competição foi marcada por grandes reviravoltas das equipes. 

A Virtus.pro, primeira colocada no ranking de 2018, acabou sendo eliminada pela EG na fase de classificação. Já a OG, que chegava como favorita nos anos anteriores e sempre batia na trave, perdeu os seus dois principais jogadores nas vésperas da competição e precisou montar a sua lineup com urgência. 

Fato que não foi problema para a equipe, que enfim conseguiu o seu tão sonhado título, batendo a poderosa PSG.LGD na final por 3-2. Foi a primeira vez que Johan “N0tail” Sundstein, considerado por muitos o melhor jogador da história do game, foi campeão de um TI.

2019 – OG, a primeira bicampeã do The International da história

OG, de “N0tail”, é a primeira bicampeã da história do The International. — Foto: reprodução/Dunia Games.

Pela primeira vez disputada em solo chinês, na cidade de Shanghai, um dos países mais tradicionais e campeões do mundo do Dota enfim sediou um torneio. Nessa edição, 18 equipes disputaram o maior prêmio da história dos esportes eletrônicos, chegando na casa dos U$ 33 milhões de dólares.

A OG, pela primeira vez na história, defendeu seu título de atual campeão e venceu a edição seguinte, se tornando a única bicampeã do mundo. Com uma campanha avassaladora, venceu todos os adversários que disputou, sendo campeão invicta. 

Na final, os europeus bateram a Team Liquid, time de “Kuroky”, por 3-1. Feito histórico que alavancou ainda mais a carreira de seu astro “N0tail”, dando status de melhor da história ao dinamarquês.

2020 – A pandemia do COVID-19 cancelou uma edição pela primeira vez

Por conta da pandemia do COVID-19, a edição de 2020, marcada para ser realizada em Bucareste, na Romênia, foi cancelada. Até o presente momento, a edição 2020 não foi realizada.

2021 – Team Spirit Campeã em edição recorde

Team Spirit erguendo o troféu do TI10. – Foto: reprodução/Valve.

Após mais de um ano sem a realização de um evento do The International por conta da pandemia do COVID-19, o tão aguardado TI10 foi realizado em outubro de 2021 em Bucareste, na Romênia. A final, ocorrida no último domingo, coroou a equipe da Team Spirit como a grande campeã do torneio.

A edição do The International 2021 foi o evento com maior premiação da história da industria dos jogos eletrônicos, ofertando um total de U$ 40 milhões de dólares para as 18 equipes que participaram do torneio. Este feito não foi quebrado pela edição de 2022, que teve menos da metade a premiação do ano anterior.

2021 – Tundra campeã em Singapura

Foto: Reprodução/YouTube.

Em 2021, a Tundra Esports superou grandes nomes na disputa do The International 2022 e garantiu o título de um dos principais torneios do esporte eletrônico. Com uma vitória sólida por 3 a 0 contra a Team Secret, entrando para a história do Dota 2 ao conquistar o Aegis.

Além do troféu, a org também levou para casa a maior fatia dos US$ 18,8 milhões em premiação distribuídos pela Valve com a ajuda da comunidade. Sozinhos, conquistaram US$ 8,4 milhões.

Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYoutubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

Probabilidades em alta

Últimos Arena Shorts

Astralis confirma o retorno de dev1ce!

🎯 Presente! FalleN acaba de se tornar o jogador com mais abates de AWP na história dos Majors de CS!

Flashzinha perfeita para você dominar o mercado da Anubis! 😉

arT comentou sobre as declarações de Nobru sobre “dar alguns passos para trás” recentemente.

A Valve se pronunciou sobre a polêmica envolvendo as mudanças no regulamento do Major Shanghai 2024.

Betnacional - A Bet do Galvão, do Thiaguinho e do Brasil
Tenha acesso a estatísticas avançadas sobre o seu time em tempo real.