Indústria dos esports conseguiu superar a cinematográfica na Dinamarca
Um relatório divulgado nesta semana pela Dansk Industri revelou a importância do esporte eletrônico para o PIB da Dinamarca. O país é um dos mais populares do Counter-Strike e possui equipes como Heroic e Astralis representando o país no cenário competitivo.
A contribuição do esporte eletrônico para o PIB dinamarquês é estimada em aproximadamente R$ 2 bilhões. Os números apresentados pela pesquisa também colocam a Dinamarca como o país que mais venceu em termos de prêmio por habitante.
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A Dansk Industri também revelou que o esporte eletrônico emprega cerca de 3.000 pessoas em tempo integral no país, superando a indústria cinematográfica que conta com 2.925 empregos.
Dentro desses 3.000 empregos, 600 são considerados atores centrais no cenário, incluindo equipes, jogadores, organizadores de torneios, mídia especializada, patrocinadores e investidores. Os 2.400 empregos restantes abrangem setores relacionados, como fabricantes de equipamentos de jogos, desenvolvedores de jogos e cafés de jogos.
No entanto, apesar dos números positivos, o relatório alerta para possíveis desafios futuros. A Dinamarca pode enfrentar dificuldades para manter sua posição de liderança, principalmente devido à falta de apoio e organização em níveis mais básicos do esporte eletrônico. Enquanto isso, outros países intensificam esse desenvolvimento.
Por exemplo, a França apresentou em 2023 uma estratégia abrangente para o setor, incluindo apoio a iniciativas de base e promoção de uma visão positiva sobre os benefícios físicos e mentais dos jogos eletrônicos. Países como Malta e Arábia Saudita também estão investindo pesadamente no setor.
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